Vacinas disponíveis:
As idades e intervalos sugeridos em cada vacina são aqueles considerados ideais, podendo ser alterados de acordo com a idade no momento da primeira dose aplicada.
BCG –Protege contra tuberculose. Dose única. Pode ser aplicada ainda na maternidade ou idealmente nos primeiros 30 dias de vida.
Hepatite B - Protege contra Hepatite B. Três doses: primeira dose ao nascer, segunda um mês após (ou aos 2 meses utilizando vacinas combinadas) e a terceira dose 5 meses após a segunda dose (aos 6 meses de idade). Quando são utilizadas vacinas combinadas, um número maior de doses pode ser aplicado. Nas outras idades aplicar nos momentos 0, 1 e 6 meses. Apresentação monovalente e em combinações.
Tríplice bacteriana tipo infantil (DTP ou DTPa) - Protegem contra difteria, tétano e coqueluche. Apresentação pediátrica. Apresentação tríplice e em combinações, como a penta e hexa acelulares. Na rotina aos 2, 4 e 6 meses, reforços aos 15 meses e 4 a 6 anos.
Tríplice bacteriana do tipo adulto (dTpa) - Protegem contra difteria, tétano e coqueluche. Apresentação para adolescentes e adultos. Apresentação tríplice e em combinações. Como rotina uma dose aos 10 anos, ou seja, 5 anos após o segundo reforço da tríplice bacteriana da infância realizado entre 4 e 6 anos. Posteriormente de 10 em 10 anos substituindo a dupla adulto (dT)
Indicada para grávidas a partir das 20 semanas (em cada gestação) e para profissionais da saúde.
Haemophilus influenzae tipo B - Protege contra doenças graves causadas por esta bactéria (meningite, pneumonia e epiglotite). Três doses no primeiro ano de vida: aos 2, 4 e 6 meses de idade e um reforço entre 15-18 meses de idade. Apresentação monovalente e em combinações nas vacinas penta e hexa acelulares.
Poliomielite inativada – Protege contra paralisia infantil. Três doses no primeiro ano de vida: aos 2, 4 e 6 meses de idade. E duas doses de reforço: 1º reforço entre 15-18 meses e 2º reforço entre 4 e 6 anos de idade. Disponível na rede privada somente nas apresentações combinadas (penta ou hexa acelular). Considerar nos Dias Nacionais de Vacinação o uso da vacina oral (VOP) somente após 1 ano de idade e para crianças que já tenham recebido a VIP anteriormente.
Rotavírus - Protege contra diarreia grave causada pelo rotavírus. Três doses aos 2, 4 e 6 meses (vacina Rotateq da MSD). Não se recomenda começar a vacinação contra o rotavírus depois de a criança ter completado três meses e quinze dias de vida. Para a última dose o limite de idade é 7 meses e vinte e nove dias.
Pneumocócica conjugada 13 ou 15 - Protegem contra doenças causadas por 13 e 15 dos mais de 90 sorotipos existentes de pneumococo. Esses 13 sorotipos são responsáveis por 80-90% das doenças invasivas (meningite, pneumonia, septicemia) causadas por essa bactéria na infância. As vacinas tem uma boa eficácia protetora para otite média aguda. Esquema: três doses no primeiro ano de vida: aos 2, 4 e 6 meses de idade e um reforço entre 12-15 meses de idade. Rede pública faz o esquema 2+1. A SBP e SBIm preconizam o uso preferencial da 13 ou 15 com o objetivo de ampliar a proteção. As vacina 13 e 15 também são recomendadas para todas as pessoas acima de 50 anos, ou antes disso, em qualquer idade, se risco para infecção pneumocócica.
Pneumocócica polissacarídica 23 (Pneumococo 23) - Protege contra doenças causadas por 23 dos mais de 90 sorotipos existentes de pneumococo. Esses 23 sorotipos são responsáveis por 88% das infecções causadas por esta bactéria. Principal objetivo é proteção da doença invasiva (meningite, pneumonia, septicemia). Indicadas como rotina a partir dos 60 anos de idade e, a partir dos 2 anos de idade, em pessoas com doenças de base que predisponham à infecções pelo pneumococo. É recomendada uma dose de reforço após 5 anos nos casos de risco para infecção pneumocócica.
Meningocócica ACWY conjugada - Protege contra o meningococo dos tipos A, C, W e Y. O meningococo é uma bactéria causadora de infecções graves como meningite e meningococcemia (infecção generalizada). Aplicada a partir dos 2 meses de idade. Duas doses no primeiro ano de vida: aos 3 e 5 meses de idade e 1 reforço a partir dos 12 meses de idade. Os esquemas alteram nas diferentes idades e produtos. Doses posteriores com reforços a cada 5 anos, objetivando proteger até o final da adolescência. A SBP e SBIm preconizam o uso preferencial da vacina ACWY no lugar da C com o objetivo de ampliar a proteção.
Meningocócica B - Protege contra o meningococo do tipo B. O meningococo é uma bactéria causadora de infecções graves como meningite e meningococcemia (infecção generalizada). Aplicada a partir dos 2 meses de idade. Duas doses no primeiro ano de vida: aos 3 e 5 meses de idade e 1 reforço a partir dos 12 meses de idade. Os esquemas alteram nas diferentes idades e produtos.
Influenza (gripe) tetravalente - Protegem contra a gripe. Recomendadas a partir dos 6 meses de idade. No primeiro ano em que a criança menor de 9 anos recebe a vacina, aplicar duas doses com 4 semanas de intervalo entre elas. Posteriormente uma dose anual. Usar preferencialmente a vacina tetravalente. A vacina gripe tetra valente de altas doses, HD4V, é recomendada como preferencial para pessoas a partir dos 60 anos por melhor resposta protetora.
Febre amarela - Protege contra a febre amarela. Todo o Brasil atualmente é considerado área de recomendação de vacinação. Aplicada aos 9 meses de idade com uma segunda dose aos 4 anos. Para quem recebeu uma dose antes dos 5 anos de idade, é recomendada uma segunda dose, independentemente da idade atual. Para quem inicia a vacinação após os 5 anos de idade é recomendada em dose única. Também indicada para viajantes indo para o exterior (no mínimo10 dias antes) dependendo do local para onde irá viajar.
Tríplice Viral (MMR ou SRC) - Protegem contra Sarampo, Rubéola e Caxumba. Duas doses, a primeira aos 12 meses e a segunda entre os 15 e 24 meses de idade. Apresentação tríplice e em combinação com a varicela.
Varicela (catapora) – Protegem contra varicela ou catapora. Duas doses, a primeira aos 12 meses e a segunda entre os 15 e 24 meses de idade. Apresentação monovalente e em combinação com a tríplice viral.
Hepatite A - Protege contra hepatite A. Duas doses: a primeira aos 12 meses de idade e a segunda aos 18-24 meses. Nas outras idades 2 doses, com 6 meses de intervalo mínimo. Apresentação monovalente e em combinação com hepatite B.
Papilomavírus Humano - HPV9 - Protege contra o papilomavírus humano causador de câncer e verrugas da área genital. A vacina nonavalente protege contra os sorotipos 6, 11, 16, 18, 31, 33, 45, 52 e 58. Iniciando antes dos 15 anos de idade, em duas doses com intervalo de seis meses entre elas. Dos 15 anos em diante são 3 doses: 0, 1 a 2 e 6 meses. A vacina nonavalente está liberada dos 9 até os 45 anos de idade para ambos os sexos. Preferível aplicá-las entre 9–11 anos, antes do início da atividade sexual.
Febre tifóide - Protege contra a febre tifóide. Indicada a partir dos 2 anos de idade para viajantes de risco (em geral, países ou regiões menos desenvolvidas). Aplicada IM, em dose única. Reforços a cada 3 anos.
Herpes zoster – Protege contra o Zoster (cobreiro), causada pela reativação do vírus da varicela (Catapora). Indicada a partir dos 50 anos. Por ser inativada, pode ser utilizada em situações de risco para o Zoster, em especiamente em imunodeprimidos a partir dos 18 anos de idade. Duas doses com intervalo de dois meses.
Dengue – protege contra os 4 tipos de vírus dengue. Licenciada dos 4 aos 60 anos, em duas doses com intervalo de 3 meses entre elas. Independentemente de a pessoa já ter tido dengue. Por ser atenuada, é contraindicada em imunodeprimidos, gestante e nutrizes.
Outras vacinas combinadas:
Hepatite A + B - Protegem contra hepatite A e B. Três doses. Nos momentos 0, 1 mês e 6 meses.
Tetravalente acelular dTpa+VIP - Protegem contra difteria, tétano e coqueluche (vacina acelular) e poliomielite com vírus inativados. Usada no reforço dos 4- 6 anos.
Pentavalente acelular DTPa+Hib+VIP - Protegem contra difteria, tétano e coqueluche (vacina acelular), haemophilus tipo B e poliomielite com vírus inativados.
Hexavalente acelular DTPa+Hib+VIP+HepB - Protegem contra difteria, tétano e coqueluche (vacina acelular), haemophilus tipo B, hepatite B e poliomielite com vírus inativados.
As vacinas combinadas devem ser adotadas sempre que possível, pois são seguras eficazes e possibilitam a diminuição no número de aplicações.